sexta-feira, novembro 09, 2018


Terreiro da Sé - Porto


O Terreiro da Sé, tal como hoje se apresenta, é uma criação da década de 1940. Para abrir caminho para esta praça espaçosa foram demolidos vários quarteirões de feição medieval que ainda subsistiam.
Mesmo em frente à porta da Sé do Porto estava a Capela dos Alfaiates que foi desmontada e reconstruída em 1953 na Rua do Sol, onde actualmente se encontra. Nas imediações estava, também, uma casa torre que foi reconstruída, reinterpretada e rebaptizada como Torre Medieval do Porto. No entanto, a quase totalidade das construções do local desapareceram para sempre, nomeadamente a antiga Cadeia do Bispo e a casa armoriada que pertencia ao conde de Castelo de Paiva. Desapareceram também diversos arruamentos como o Largo do Açougue e as Ruas das Tendas, do Faval e da Francisca.
No centro do novo Terreiro da Sé foi colocado um pelourinho pela Câmara Municipal do Porto, em 1945, como remate das obras de reestruturação da zona envolvente da Sé.
Wikipédia.

Foto de Sueli e Cidônio

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Descubra Portugal Venha comigo conhecer um país encantador chamado Portugal, e se gostar subscreva o meu canal e com ele viajaremos atravé...