A Ponte Filipina de Pedrógão Pequeno foi construída durante o século XVII, na altura em que Portugal era regido por monarcas de origem espanhola. A provável data de edificação compreende o período entre 1607 e 1610, e a sua função era substituir uma outra existente hoje submersa pela água da albufeira da Bouçã e em estado de ruína, de origem romana. (de que ainda existem vestígios), que ligava as duas margens do rio Zêzere.
Construída em cantaria, a ponte assenta em três arcos e mede 62,4 metros de altura.
A estrada de acesso a esta ponte só foi construída em 1860, visto que até então esta só seria acessível a pé ou a cavalo.
De ambos os lados, tem uma estrada calcetada com cerca de 1,5 Km de comprimento, em meandro que lhe dá acesso. Era a estrada principal de ligação entre a Beira Baixa e a Beira Litoral, antes da construção da Barragem do Cabril.
Com esta construção a ponte deixou de ser utilizada, entrando em ruína. Já durante o novo século, foram efetuadas obras de beneficiação, que tornaram a ponte e a estrada de acesso em verdadeiros pontos turísticos.
Imóvel de Interesse Público, (Decreto 28/82 de 26-02).
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